Apple Music vs Spotify: Quem achas que vai ganhar esta batalha?

Farto dos torrents ou de comprar música individualmente? Estás a pensar entrar finalmente no séc. XXI e subscrever um serviço de streaming de música e estás indeciso entre o Apple Music e o Spotify?

Vieste ao sítio certo, pois vamos ajudar-te a escolher um vencedor na batalha Apple Music vs Spotify.

É hoje que tomas a tua decisão!

– Conectividade

Todos nós sabemos que a Apple é perita em desenhar experiências sem dramas no que toca à conectividade dos seus produtos. Apesar disto ser um grande ponto a favor, também traz os seus problemas se não tiveres um grande número de dispositivos Apple.

Neste aspeto, o Apple Music não foge à maldição. Conectar a dispositivos Apple é canja de galinha, mas se quiseres ouvir música noutros em aparelhos de outras marcas podes ter azar.

Com o Spotify e a sua feature “Spotify Connect” não tens estes problemas, pois podes conectar-te diretamente a quase todos os dispositivos que estejam ligados ao teu Wi-Fi e nos quais tenhas sessão iniciada.

Confuso? Eis um exemplo, estás a ouvir música no PC, mas queres ir para a sala jogar na Playstation. Basta ires ao ícone de conectividade no PC e selecionares a tua Playstation. A música irá começar a tocar lá desde que os dois dispositivos estejam ligados ao mesmo Wi-Fi e tenhas sessão iniciada na mesma conta de Spotify na Playstation e PC.

Simples, barato e dá milhões de músicas por toda a casa!

– Preço

Em termos das subscrições, na batalha Apple Music vs Spotify ninguém ganha. Na verdade, o preço é o mesmo em todas as opções.

As únicas diferenças significativas são plano duo, perfeito para poupar dinheiro em conjunto com um amigo ou cara-metade, e a opção gratuita do Spotify.

A opção gratuita só é realmente viável se ouvires música somente no PC e não te importares com anúncios, visto que no telemóvel só podes ouvir em shuffle e tens um número limite de músicas de podes saltar.

– Anúncios

Aí os anúncios… A praga que nos persegue pela internet e que consegue ser mais irritante que vizinhos com a música aos berros quando estás a tentar dormir.

No entanto, se queres ter acesso a conteúdo gratuito, os mesmos são necessários. É isto que acontece com o Spotify. Tal como já explicámos, se utilizares a versão free, tens acesso a toda a biblioteca de música na versão desktop, mas tens de aguentar com os anúncios de vez em quando. Na versão premium, ouves música sem interrupções tanto no PC, como smartphone ou outros dispositivos.

No caso do Apple Music, como não existe uma versão gratuita, não existem anúncios durante a tua sessão de música.

– Catálogo

De que te serve pagares um serviço de streaming se depois as músicas que já gostaste, gostas e poderás vir a gostar não estão disponíveis? Não te serve de nada, claro.

Mas felizmente, não terás esse problema nem com o Spotify nem com o Apple Music. Ambos têm um catálogo variado e com música suficiente para te entreter até ao final dos tempos (e mesmo assim achamos que vão sobrar músicas).

Para além disto, os álbuns que vão saindo estão rapidamente disponíveis em ambas a plataformas.

Em termos do catálogo de playlists, as plataformas continuam empatadas. Podes criar, guardar e descobrir playlists sem grandes problemas. No entanto, as Playlists auto geradas com base nos teus gostos são superiores no Spotify.

– Podcasts vs Rádio

Os podcasts tomaram conta do mundo e mais importante das nossas viagens diárias de e para o trabalho.

Se gostas de ter a tua música em conjunto com os teus podcasts preferidos então o Spotify é a escolha perfeita, pois tens os dois à distância de um clique e na mesma aplicação.

No Apple Music em vez de existirem podcasts, que estão presentes na app Apple Podcasts, tens acesso a várias rádios. No Spotify as rádios existentes são somente relacionadas com os artistas e juntam músicas dos mesmos com outras semelhantes.

Nota: ambas as plataformas, Spotify e Apple Podcasts, têm a mesma oferta no que toca a podcasts.

– Tamanho da Biblioteca

O Spotify costumava ter um limite de 10 000 músicas, mas em maio de 2020 anunciaram que as restrições ao tamanho da biblioteca tinham sido retiradas. Os utilizadores podem agora adicionar quantas músicas quiserem à sua biblioteca, no entanto número limite ainda se mantêm para os downloads e para o número de música numa playlist.

Já o Apple Music tem uma restrição de 100 000 músicas na biblioteca.

Este aspeto das restrições não será um problema para toda a gente. Mesmo o limite do Spotify, que desapareceu e era mais baixo do que o da Apple, não seria um grande problema para muitos utilizadores.

– O bónus das letras

Quem não gosta de uma pequena sessão de karaoke? Nem que seja imaginado na tua cabeça enquanto te deslocas nos transportes. Se ainda não experimentaste, tens mesmo de o fazer. A sério, é terapêutico!

Como qualquer amante de sessões de cantoria sabe, enganares-te e dizeres “kdfndnwu” em vez da letra está fora de questão. Para além disto, quando descobres algo novo é sempre interessante ir ver a letra e descobrir as palavras que te escaparam na primeira audição.

Neste aspeto, o Apple Music é o claro vencedor. Para além das letras das músicas estarem disponíveis, basta carregares no ícone que parece um balão de fala, ainda é possível procurar uma música por uma frase.

Ou seja, imagina que ouviste uma música e só te lembras de uma parte da letra. No Apple Music podes colocar essa frase na barra de pesquisa e descobrir a música mistério.

– Usabilidade

Sabes aquela sensação de não saber onde nada está quando instalas uma aplicação nova e confusa? Com o Apple Music e Spotify podes esquecê-la, pois ambas as plataformas têm interfaces agradáveis e fáceis de navegar.

Apesar disto, existem algumas diferenças principalmente no que toca às apps. No Spotify tens 3 ícones:

  1. Home: a primeira página que te é apresentada onde tens o que ouviste recentemente e algumas recomendações;
  2. Pesquisa: onde podes pesquisar músicas e podcasts por estilos, moods, temas e décadas;
  3. Biblioteca: onde podes encontrar as tuas playlists, artistas que segues, álbuns que guardaste e ainda podcasts que segues.

No Apple Music tens 5 ícones:

  1. Biblioteca: onde encontras as tuas músicas, álbuns, playlists e artistas que guardaste;
  2. For You: aqui encontras as recomendações da app;
  3. Browse: onde encontras playlists e álbuns em destaque;
  4. Rádio: onde vivem as estações de rádio;
  5. Pesquisa: onde podes pesquisar por músicas e álbuns.

– Música Offline

Se ainda és adepto de ouvir música offline ou se estás quase a ficar sem dados (acontece a todos!) podes fazê-lo em ambas as plataformas.

No entanto, o Apple Music organiza as músicas baixadas de uma forma mais simples visto que as coloca numa pasta à parte na tua biblioteca.

No Spotify, se estiveres offline tudo o que não foi baixado irá aparecer com um tom mais claro, não sendo possível aceder, e o que foi terá uma seta verde ao lado. Baixar músicas individualmente também se torna mais complicado, pois tens de as adicionar a uma playlist primeiro e depois fazer download dessa playlist.

Para além disto, tens de ir às definições e ativar o modo offline, se ainda não o tiveres feito.

– Qualidade Sonora

A não ser que sejas um audiófilo nem sequer irás notar a diferença na qualidade de som entre as duas plataformas.

Enquanto o nível mais alto de qualidade do Spotify se encontra nos 320kbit/s, O Apple Music utiliza 256kbps AAC. Apesar de o Apple Music utilizar um melhor formato do que o utilizado no pelo Spotify, tanto no PC como na app, é uma menor bitrate.

Para além disto, nas definições do Spotify podes escolher entre várias opções de qualidade e se deixares em automático o programa escolhe qual a melhor opção para a internet que tens. Assim não gastas dados desnecessariamente e quando tens uma boa conexão app muda automaticamente para a melhor qualidade.

No Apple Music, a qualidade das músicas baixa se não tiveres a opção “alta qualidade” ativa nas definições.

Conclusão

Resumindo e baralhando, qual o melhor Apple Music ou Spotify?

Na nossa opinião, o Spotify oferece uma maior versatilidade, quer sejas um utilizador Android ou IOS vais te dar bem com esta opção. O Apple Music pode ser uma boa escolha para quem tem bastantes dispositivos Apple e já criou uma grande coleção no iTunes.

Para ti quem foi o vencedor da batalha Apple Music vs Spotify? Se ainda continuas indeciso podes sempre experimentar as duas opções. Tanto o Spotify como o Apple Music oferecem períodos de experiência gratuitos, portanto podes sempre experimentar os dois e depois cancelares o que não gostares.

E se o teu smartphone já viu melhores dias, fala connosco. Aqui na Hey Phones, temos vários smartphones recondicionados, Apple e Samsung, à tua espera.


Related Posts