Pegada de uma bota em areia

10 Dicas fáceis para diminuíres a tua pegada ecológica e implementares na tua vida pessoal e profissional

Queres saber uma coisa? Calçar um 45 não quer dizer deixar uma pegada grande… Pelo menos no que toca à tua pegada ecológica.

Segundo a WWF, em 2030 iremos precisar de 2 planetas para sustentar os padrões de consumo que agora temos. Redesenhar comportamentos e salvar a Terra é uma urgência e começa com cada um de nós.

Descobre como podes diminuir a tua pegada ecológica com estas 10 dicas fáceis!

Recicla

Esta já é antiga. Assim que o impacto ecológico dos humanos começou a ser discutido, a reciclagem foi apontada como uma das formas de reduzir o desperdício.

Separar o plástico, metal, vidro e cartão, tanto em casa como no trabalho, e colocá-los nos respetivos contentores é algo básico e rotineiro.

No entanto, reciclar pode ir para além desta simples separação do lixo. Reciclar pode também significar dar uma nova vida a algo velho.

Por toda a internet, e principalmente no Pinterest, existem vários projetos criativos de “DIY” que transformam objetos ou materiais antigos em algo útil.

Se não és fã de trabalhos manuais então entrega o que já não utilizas a empresas que possam fazer a reciclagem por ti.

Reduz o consumo elétrico

Para que nos seja possível viver uma vida iluminada pela maravilha que é a eletricidade são poluídos solos e águas, gerados gases nocivos para a atmosfera e produzidos resíduos.

Deixar constantemente a TV ligada e não desligar as luzes vai ter impacto não só no planeta, mas também na fatura que chega no final do mês. Desta forma procura:

  • Utilizar luz natural sempre que possível.
  • Desligar as luzes cada vez que sais de uma divisão.
  • Não deixar os equipamentos em stand by e desligá-los na ficha.
  • Optar por lâmpadas LED.
  • Secar a roupa ao natural, evitando a máquina de secar.
  • Comprar eletrodomésticos com consumo energético baixo.
  • Evitar utilizar o ar condicionado ou aquecedores. (No caso do teu trabalho poupas não só na eletricidade, mas também nas discussões pela temperatura do aparelho!)

Não deites fora, repara

iPhone com vidro partido a ser entregue para reparação

“O arranjo vai ficar mais caro do que comprar novo”, é este o pensamento que temos cada vez que o ecrã do telemóvel se parte, o PC deixa de ligar ou a TV começa a perder a imagem.

Apesar de em certos casos isto ser verdade, muitas vezes perdemos uma oportunidade de poupar dinheiro e diminuir a quantidade de lixo que existe no planeta.

Reparar também não tem de ser só aplicado a tecnologia e eletrodomésticos. Levar uma peça de roupa à costureira ou deixar um par de calçado no sapateiro, poupa-te uma ida stressante às lojas e ajuda a diminuir a quantidade de lixo no planeta.

Reduz o consumo de água

Não é por coincidência que a Terra é conhecida como o “Planeta Azul”. Grande parte da nossa casa comum está coberta por água, no entanto só cerca 1% é doce e se encontra disponível para uso humano.

Se começarmos a fazer as contas não é difícil de perceber o porque da urgência de preservar este recurso. Eis algumas atitudes simples:

  • Fecha a torneira enquanto lavas os dentes ou a loiça.
  • Opta por duches rápidos, fechando a torneira quando não necessitas da água.
  • Instala autoclismos com sistema de descarga parcial.
  • Não utilizes a máquina de lavar sem esta ter atingido a capacidade máxima.
  • Ao lavar o carro ou regar o jardim evita o uso de mangueiras.

Opta por alimentos biológicos e certificados

Vários alimentos biológicos

Para alimentar todas as pessoas que vivem à face da terra, bem sabemos que nem todos temos acesso fácil a comida, os sistemas agropecuários, de transformação e distribuição necessitam de adotar políticas de produção intensivas que têm impactos negativos no ambiente.

Contrariar esta situação não é fácil, mas optar por alimentos biológicos, certificados e locais ajuda!

Da próxima vez que fores ao supermercado, olha para as embalagens dos produtos que levas e procura certificados tais como o RainForest Alliance, o PEFC ou o FSC.

Deixa o carro em casa

O sector dos transportes é um dos que mais contribuí para a poluição sonora e atmosférica do planeta. No entanto, estamos tão habituados a contar com o carro que não nos lembramos da rede de transportes públicos, ou de todos os sítios onde podemos ir a pé.

Neste sentido, partilhares o carro com colegas de trabalho que vivam perto, preferires andar a pé ou de transportes públicos e trocares o teu carro a gasóleo/gasolina por um elétrico são gestos que podem ajudar muito a diminuir a pegada ecológica que deixas no planeta.

Compra em segunda mão

Várias cadeiras em segunda mão à frente de uma loja

Precisamos de mudar o pensamento automático de “Tenho de comprar novo”, pois adquirir aquilo que necessitas em segunda mão é uma boa forma de diminuir a tua pegada ecológica e poupar a tua carteira.

Desde roupas, carrinhos de bebé, eletrodomésticos até tecnologias recondicionadas, aqui na Hey Phones temos disponíveis vários Smartphones e PC’s recondicionados, quase tudo se pode comprar usado.

Esta decisão só traz vantagens.

Diz não ao plástico

Vivemos rodeados de plástico, está nas nossas roupas, na nossa tecnologia e nas embalagens da nossa comida. Quando este é descartado, em vez de ser reciclado, vai parar a aterros ou aos oceanos, contribuindo para a poluição dos solos e da água.

Eis o que podes fazer ajudar a diminuir a quantidade de plástico existente no planeta:

  • Troca as garrafas e os taparueres de plástico por uns de vidro.
  • Evita comprar e utilizar sacos de plástico durante as compras. Estes devem ser substituídos por sacos de pano reutilizáveis.
  • Não compres garrafas de plástico, por exemplo garrafas de água, descartáveis.
  • Compra em avulso e evita produtos com demasiado plástico. Por exemplo, bolachas ou bolos que vêm em embalagens individuais dentro do pacote.
  • Prefere produtos com recargas em vez de comprar sempre uma embalagem nova.
  • Substitui a tua escova de dentes e lâminas de barbear descartáveis por umas mais duradouras.

Faz voluntariado

Várias pessoas a limpar o lixo de uma praia

Arregaça as mangas e põe as mãos à obra! Desde ações de limpeza de praias ou florestas até iniciativas para a plantação de árvores, há de existir algum tipo de voluntariado perfeito para ti.

Estas atividades irão proporcionar bons momentos em família ou entre amigos, mas também podem ser utilizadas em contexto profissional sob a forma de team building.

Quem sabe se ao apanhares aquele saco de plástico que viste na praia não estarás a salvar uma tartaruga marinha!

Dica extra: A associação Plantar uma Árvore organiza várias iniciativas na zona de Lisboa que ajudam na recuperação dos parques naturais da área.

Viaja de forma sustentável

O turismo, quando utilizado de forma sustentável e regulamentada, pode ajudar a proteger espécies e populações mais fragilizadas. Embora esta regulamentação seja em grande parte da responsabilidade das autoridades locais, existem várias medidas que podes tomar para tornar a tua viagem mais amiga do ambiente:

  • Não participes em atividades que envolvam o contacto com animais presos ou em cativeiro.
  • Se decidires visitar algum parque de conservação animal verifica se o mesmo é legal e fidedigno.
  • Escolhe destinos “eco-friendly”, ou seja, cidades cujo estilo de vida dos habitantes já tenha em conta o ambiente.
  • Deixa o uber ou o carro alugado de lado e explora o teu destino a pé. Se necessitares de fazer uma grande deslocação utiliza os transportes públicos.
  • Verifica as políticas ambientais do teu hotel e das empresas cujas atividades reservas.
  • Não te esqueças de reduzir o consumo de água, luz e plástico!
  • Utiliza o sinal “Não incomodar” durante a estadia. Desta forma irás poupar a água utilizada para lavar lençóis e toalhas e a eletricidade usada com o aspirador.

Agora está na altura de começares a salvar o planeta! Com estas 10 atitudes simples podes fazer toda a diferença em reduzir a tua pegada ecológica número 45.

Da próxima vez que precisares de trocar de PC ou Smartphone, não te esqueças de nós! Queremos fazer parte da tua batalha para salvar o planeta e diminuir a pegada ecológica.


Related Posts