Descobre como podes tirar as melhores fotos com o iPhone!

Desengane-se quem acha que é necessário comprar uma máquina caríssima para tirar boas fotos. Com alguma paciência, treino e persistência podes tirar fotos com o iPhone que te vão encher de orgulho!

Continua a ler e conhece as nossas 9 dicas, mais alguns bónus, para fazeres um upgrade às fotos que tiras com o teu iPhone.

Vamos começar?

– Utiliza a regra dos terços

Esta regra básica e controversa, mas conhecida por todos os fotógrafos, divide o teu ecrã em 9 espaços através de linhas. Os sujeitos principais da tua foto devem encontrar-se na interseção destas linhas.

Para te ajudar a aplicar esta regra, podes ativar a grelha de forma a que a mesma esteja sempre visível quando estás a tirar uma foto. Para isso deves de ir às definições, fazer scroll até encontrares as definições da Câmara e ativar a opção de “Grelha”.

Apesar da regra dos terços ser bastante conhecida e recomendada existem fotógrafos que a desaconselham, pois acham-na desadequada e capaz de criar somente fotos pouco artísticas.

No entanto, se o teu objetivo for apenas tirar boas fotos durante as tuas viagens ou captar momentos no teu dia-a-dia para mais tarde os recordares, esta é uma regra simples para aplicares.

Dicas extra: Sabe mais sobre a regra dos terços. Se estiveres a tentar tirar fotos a produtos que queres vender experimenta também as fotos “flat lay”.

– Abre a câmara rápido

O teu gato estava a fazer uma posse engraçada ou querias tirar uma foto a um objeto em movimento? Não percas a oportunidade abrindo a app da câmara rapidamente.

Para isso basta carregares no botão de desbloqueio do iPhone e em seguida deslizares para a esquerda de forma a abrires a câmara.

Em alguns modelos vais ver o ícone da câmara logo no ecrã inicial, carrega nele e abre imediatamente a app.

– Utiliza o burst mode

Também conhecido como sequência de fotos, o burst mode é uma boa forma de fotografares objetos em movimento. Ao tirares várias fotos de seguida irás captar o objeto ou sujeito na sua trajetória e mais tarde poderás escolher a foto que mais gostas.

Se estás a tirar uma foto a alguém que não se sente confortável à frente da câmara, podes pedir-lhe para se mexer e descontrair como se não estivesse a ser fotografado. A partir daí utiliza o burst mode para tirar várias fotas à pessoa, alguma há de ficar boa e a pessoa já não irá parecer tão tensa em frente à câmara.

Para utilizares o burst mode basta manteres premido o botão de tirar fotos.

– Limpa a câmara

Não há nada pior do que estares a tentar tirar uma foto, mas a mesma ficar constantemente desfocada!

Existe a possibilidade das tuas fotos ficarem desfocadas porque tens a mão a tremer ou não estás a segurar o telemóvel com firmeza, mas também pode acontecer que tenhas a lente suja.

Ao trazeres o iPhone dentro do bolso ou mala é muito provável que a câmara apanhe sujidade, por isso deves limpá-la com um pano de microfibra (pode ser o pano dos óculos) antes de a utilizares.

– Explora os modos

As câmaras dos telemóveis evoluíram muito desde os seus primórdios “pixelados” onde as únicas opções eram “tirar foto” ou “gravar vídeo”. Atualmente todas as câmaras trazem diferentes modos e os iPhones não fogem à regra.

Dependendo do modelo que tens, podes ter mais ou menos modos à tua disposição. É uma questão de experimentares e veres o que gostas mais. Se a foto ficar muito estranha, não te preocupes só tu a vais ver!

– Olhó Flash!

Ao tirar fotos em lugares com pouca luz temos sempre a tendência para utilizar o flash, no entanto o seu uso pode criar os terríveis “olhos vermelhos” se estiveres a fotografar uma pessoa.

Portanto, tem cuidado com o uso do Flash! Utiliza-o somente como último recurso e tenta sempre fotografar com luz natural.

– It’s the Golden Hour

Não, não é a hora onde os duendes do arco íris vêm distribuir barras de ouro (quem nos dera que fosse). A “golden hour” é um espaço de horas conhecido pelos fotógrafos como a melhor altura para tirar fotografias.

Isto porque nas horas depois do nascer do sol e antes do pôr do sol a luz não irá incidir sobre o teu sujeito de forma tão direta. As sombras e destaques não ficam tão fortes criando efeitos estranhos no teu sujeito, principalmente se o mesmo for uma pessoa.

Todos nós temos uma, ou mais, fotos onde parece que metade da nossa cara desapareceu num abismo de sombra e escuridão. Esse é o resultado de tirares fotos fora da “Golden Hour”.

Se deitar cedo e cedo erguer te dá um sono que não queiras saber e não queres esperar pelo pôr do sol, tenta tirar as fotos com o teu sujeito totalmente à sombra.

– Nunca nada sai bem à primeira

Tal como em tudo na vida, ninguém nasce ensinado. Ao começares uma atividade nova terás sempre uma curva de aprendizagem.

O importante é não desistir e não comparares o teu trabalho ao dos outros de forma negativa. Com isto queremos dizer que estudar as fotos de alguém mais experiente, retirar dicas e ganhar inspiração é uma ótima ideia.

No entanto, não deixes a tua cabeça começar a pensar “nunca vou conseguir tirar fotos tão boas como a pessoa X”. Não é justo comparares o teu trabalho com o de alguém que já tem muito mais conhecimento que tu.

Não desanimes e vais chegar lá!

– Edita. Edita. Edita.

Nos dias que correm as ferramentas de edição fotográfica têm ganho uma conotação negativa por distorcerem a realidade e criarem expectativas irrealistas.

A pesar disto ser verdade, as ferramentas de edição não são as únicas a contribuir. Muitas das pessoas que vês nas redes sociais sabem como utilizar ângulos, luz e pose de forma a realçar certas partes do corpo e esconder outras.

Não vamos entrar dentro da ética de tais práticas nem discutir se devem, ou não, ser utilizadas. Só tu podes decidir por ti mesmo.

No entanto, pequenas edições não fazem mal a ninguém. Realçar as cores, filtros para transmitir um sentimento ou apagar aquela pessoa que se colocou na tua foto quando estavas a tentar captar um monumento ou paisagem são pequenas transformações que podem fazer a diferença.

Ao começares opta por uma das 50 mil apps de edição de foto que existem e diverte-te a explorar!

Dica extra: Conhece as apps de edição de foto mais utilizadas.

Pronto para começares a explorar o mundo da fotografia através do teu iPhone? Esperamos que as nossas dicas e bónus te tenham inspirado e que te ajudem a tirar melhores fotos com o iPhone.

See you later!


Related Posts