o que fazer com tecnologia que já não utilizas

O que fazer com tecnologia que já não utilizas?

Descobre que fazer com tecnologia que já não utilizas sem contribuir para o aumento do lixo eletrónico!

Todos os anos chega a altura das limpezas e todos os anos encontras cabos de telemóvel antigos, telemóveis da idade da pedra, auscultadores e outros pequenos aparelhos eletrónicos que enfias na gaveta da confusão de forma a teres a sensação de que estão arrumados. Fora da vista, fora do coração, não é?!

E já nem vamos falar dos eletrodomésticos de grande porte, como frigoríficos e fogões. Quando esses se estragam e ficam sem conserto é uma dor de cabeça para te conseguires livrar deles…

No entanto, podes ter uma casa arrumada sem deitar estes aparelhos para o lixo e contribuir para o aumento do lixo eletrónico. Queres descobrir o que fazer com tecnologia que já não utilizas? Segue as nossas dicas!

– Doar

Acreditamos que a tecnologia com que lidamos todos os dias tem uma vida útil maior do que achamos. Partilhar esta vida útil com alguém que necessita é uma ótima opção.

Desde fogões, frigoríficos, máquinas de lavar até dispositivos mais pequenos como telemóveis, portáteis ou tablets, o que já não te faz falta pode ajudar alguém.

Deixamos aqui o website do Banco de Equipamentos, uma iniciativa da ENTREAJUDA que apoia instituições por todo o país.

Se, por alguma razão, quiseres contribuir diretamente podes sempre falar com a junta de freguesia da tua área de residência ou pesquisar que instituições existem à tua volta. Às vezes, simplesmente falar com os amigos e família pode fazer a diferença.

– Vender

Outra opção para te desfazeres do que já não utilizas é a venda. Para além de ganhares espaço em casa ainda consegues algum dinheiro que depois podes investir noutros produtos, ou serviços, que te sejam mais úteis.

Sites como o OLX ou o Coisas são ótimos para isto, mas também podes procurar alguma loja de produtos em segunda mão na tua área e vender-lhes os produtos. Tudo depende do tempo, e paciência, que tiveres para investir no processo.

– Programas de retomas

Apesar dos programas de retomas estarem mais relacionados com tecnologia móvel, principalmente smartphones, decidimos incluí-los nesta lista, pois podem ser uma ótima opção para quem está à procura de um telemóvel novo.

Ao entregares o teu smartphone antigo ao abrigo de um destes programas, pagas menos pelo produto que queres e evitas ficar com algo que já não vais utilizar em casa. É win-win!

Apesar de existirem poucas empresas que tenham estas campanhas ativas sempre, existem muitas iniciativas deste género a serem lançadas constantemente. Os gigantes da tecnologia, Worten e Fnac, lançam frequentemente programas de retomas.

E não te esqueças de verificar também os sites das marcas. A Samsung, Huawei e Apple costumam lançar também programas de retomas nos seus websites.

– Reciclar

Se as tecnologias e eletrodomésticos que tens por casa já estão mesmo, mesmo, mesmo a dar as últimas e não se inserem em nenhuma das opções acima, então o melhor a fazer é acabar-lhes com o sofrimento e colocá-los na reciclagem.

Infelizmente, reciclar estes equipamentos não é tão fácil como reciclar o plástico, cartão ou metal, pois não existem tantos pontos de entrega. No entanto, temos boas notícias! Com um pouco de boa vontade opções não te faltam.

Um pouco por todo o país, já existem empresas que fazem a reciclagem destas tecnologias. Apesar do serviço estar muitas vezes focado em empresas, estas produzem muito mais lixo eletrónico do que um cliente final, também podem recolher os teus eletrodomésticos, computadores e smartphones.

Deixamos-te aqui algumas empresas que podes contactar:

Para além destas 4 empresas que aqui te deixamos, tens também a Electrão, que conta com uma rede gigante de pontos onde podes deixar os eletrodomésticos, tecnologia antiga e até veículos em fim de vida. Consulta a rede deles aqui.

Dica extra: A Worten tem um programa de recolha de equipamentos! Podes deixar os pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos (EEE) que já utilizas no depositrão das lojas. No entanto, se te quiseres desfazer de um eletrodoméstico grande, como uma máquina de lavar ou frigorífico, a Worten só procede à recolha se tiveres comprado um semelhante na loja e tiveres solicitado a entrega ao domicílio.

Apostamos que já estás a olhar para a gaveta da tralha e a pensar: “É hoje que me livro de ti!”. Com as dicas que aqui te deixámos é fácil organizares a tua tecnologia sem deitar nada fora.

Por falar em tecnologia, se estiveres à procura de um telemóvel novo, não te esqueças de nós. Os nossos smartphones são recondicionados, portanto estarás a ajudar o planeta. Dá uma olhadela à nossa loja!


Related Posts