Descubra o que é a Sustentabilidade Empresarial e como pode aplicá-la na sua empresa com estas 10 dicas.

Foi lhe dada a tarefa de desenvolver a Sustentabilidade Empresarial da empresa, mas não sabe o que isso é? Quer tornar a empresa mais ecológica e trabalhar na responsabilidade social, mas não sabe por onde começar? Não desespere mais, veio ao sítio certo. Em baixo vai descobrir o que é a Sustentabilidade Empresarial e 10 dicas simples para a aplicar na sua empresa.

– O que é a Sustentabilidade Empresarial

De uma forma muito simples, a Sustentabilidade Empresarial baseia-se na aplicação do princípio da sustentabilidade na sua empresa, não só a nível ambiental como social.

Dica extra: Para o mais esquecidos o princípio da sustentabilidade defende a satisfação das necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras responderem às próprias necessidades.

– Dicas

1- Substitua o papel das impressoras pela opção reciclada

Ou melhor ainda mantenha versões digitais dos documentos, pode até utilizar um software de Gestão Documental, e deixe os papéis de lado!

Se, de momento, isto não lhe for possível então opte pela segunda melhor opção, utilizar a versão reciclada. Se pensar bem, um dos maiores gastos de papel que ocorre durante o seu dia de trabalho é nos documentos que imprime e guarda, portanto é fundamental atacar o problema e optar por algo mais ecológico.

Se detetar outras fontes de gasto de papel na sua empresa que não possam ser evitadas, por exemplo a utilização do papel higiénico, substitua-as também por versões recicladas.

2- Coloque lâmpadas LED

Sabia que 1W de uma lâmpada LED corresponde a 2,5w de uma lâmpada fluorescente e 10w de uma lâmpada incandescente? Como pode perceber, optar por lâmpadas LED vai ajudar a diminuir a sua conta de eletricidade.

Para além de gastarem menos energia, são mais duradouras o que significa menos lâmpadas a serem deitadas no lixo e por consequência um menor impacto ambiental.

Dica extra: Saiba mais sobre as diferenças entre as lâmpadas LED, fluorescentes e incandescentes.

3- Substitua as toalhas de papel por toalhas de pano ou secadores de mãos automáticos

Não queremos ferir suscetibilidades, mas temos de falar do gasto de papel que é feito no WC do seu escritório. Para além do papel higiénico, que deve ser reciclado como já mencionámos em cima, o papel que se gasta para limpar a mãos também pesa na fatura ecológica.

A opção ideal seria ter toalhas de pano, como as que utilizamos nas nossas casas, ou então secadores de mãos automáticos, como aqueles que se encontram frequentemente nos centros comerciais. No entanto, sabemos que estas opções podem não ser viáveis para todos, portanto no mínimo certifique-se que o papel utilizado é reciclado.

4- Compre equipamentos recondicionados

Sabe o que é tecnologia recondicionada? São equipamentos obtidos através de retomas, devoluções ou que estiveram em exposição em loja. Esta tecnologia é depois testada e colocada novamente no mercado a um preço reduzido.

Ao optar por um equipamento recondicionado está a ajudar a diminuir o lixo eletrónico existente no planeta, pois está a dar uma segunda vida a estes dispositivos, que estão em perfeitas condições de funcionamento, evitando que os mesmos acabem em aterros.

Com isto não queremos dizer para pegar em toda a tecnologia que tem no escritório e substituí-la pela versão recondicionada. Da próxima vez que algo se estragar considere primeiro o arranjo e se isso não for viável opte então por algo recondicionado.

Se estiver à procura de telemóveis recondicionados ou PC’s, não se esqueça de nós! Aqui na Hey Phones temos smartphones Samsung, iPhones e ainda alguns computadores aos melhores preços e sempre recondicionados.

5- Faça reciclagem

Esta pode parecer um pouco óbvia, mas às vezes ficamos tão embrenhados com as tarefas do quotidiano que nos esquecemos das coisas mais simples.

Fazer a reciclagem do lixo no escritório é uma delas. Ter 4 contentores distintos na zona das refeições e na zona de trabalho é algo extremamente simples, mas que ajuda bastante a diminuir o impacto que a criação de lixo tem no planeta.

Depois não se esqueça de deitar o lixo que separou no contentor adequado, ou então de passar essa informação à sua empresa de limpeza.

6- Pesquise os certificados ambientais dos seus fornecedores

Se quiser um passo mais longe na aventura que é a sustentabilidade empresarial, pode sempre olhar para os seus fornecedores e questionar sobre os certificados ambientais dos mesmos.

E não fique só pelos certificados e papéis, olhe também para as condições sociais dos trabalhadores da sua empresa fornecedora. Parecem-lhe ser pagos de uma forma justa? São tratados dignamente? Se não responder com um confiante e decisivo “sim”, então está na hora de procurar outro fornecedor.

Pode até pagar um pouco mais pelos serviços no novo fornecedor, mas se isso se traduzir em melhores condições para as pessoas e um serviço com mais qualidade vale totalmente a pena não acha?

7- Converse com os seus colegas e colaboradores

Pode acabar de ler este artigo, pesquisar mais 50 e encontrar 100 ideias do que poderia fazer para tornar a sua empresa mais sustentável ambiental e socialmente, mas se não falar com os seus colegas e colaboradores vai acabar com uma lista somente da sua perspetiva.

Com toda a certeza que os seus colegas e colaboradores terão novas ideias para acrescentar e o melhor de tudo é que as mesmas estarão adaptadas à realidade que vive todos os dias.

O que é que eles sentem que podia ser melhorado? É uma pergunta tão simples, mas que lhe vai trazer ideias novas e ângulos que talvez nunca tinha visto.

Como já a nossa avó dizia, “perguntar nunca fez mal a ninguém”.

8- Organize ações de voluntariado

E não estamos a falar de participar em ações sociais somente no natal. Estamos a falar de organizar um dia, com a periodicidade que achar mais fazível, em que todos os colaboradores se juntam e fazem algo pelo ambiente ou comunidade.

Para além de trabalhar no espírito de equipa, estará a proporcionar um momento de criação de laços e a contribuir para um mundo melhor. Desde plantar árvores, a passar um dia num canil ou gatil, ajudar no IPO ou contribuir para as muitas associações de apoio aos mais desprotegidos, formas de ajudar não faltam.

Desde que haja vontade, vai encontrar algo com toda a certeza.

9- Seja criativo

Apesar de todas as ideias que já aqui lhe demos, muitas mais estarão escondidas na sua mente e na dos seus colegas e trabalhadores. Portanto, sentem-se e durante 20 minutos deem asas à criatividade.

Até as ideias mais estranhas podem ser o começo de projetos espetaculares.

10- Stick to the Plan

Não vai servir de nada ter caixotes para separar o lixo se ninguém o colocar no sítio correto, portanto certifique-se de que o plano e atividades desenhadas são cumpridas.

Caso isso não aconteça, tente perceber o porquê e adapte o que for necessário. Nada está escrito em pedra e não vale a pena manter algo que não está a funcionar.

Conclusão

Tornar a sua empresa verdadeiramente ecológica não é uma tarefa fácil, mas é algo gratificante. Afinal se não salvarmos o planeta hoje não podemos estar à espera de o termos amanhã.

Esta aventura começa com cada um de nós. Não serve de nada ter caixotes para separar o lixo se não o colocar no sítio correto.


Related Posts